quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Quem é Deus e sua manifestação à humanidade?



Quem é Deus? Uma pergunta muitas vezes difícil de responder, mas, ao mesmo tempo, fácil. Difícil por que não conseguimos defini-Lo com exatidão. Não obstante, com certa facilidade, podemos dizer que Deus é Amor.
Antes de tudo, Ele já estava lá, pois tudo foi criado por Ele, por meio Dele e para Ele. Deus é o Ser Supremo que nos guia e nos ensina a caminhar. E, segundo a Bíblia, podemos definir Deus como Espírito (João 4.24).
Entretanto, mesmo assim, fica vago. Pois Ele é além disso.
É difícil buscar qualquer definição sobre Deus, porque estaríamos limitando-O. Como diz uma canção: “Grande, tão grande, alto, tão alto! Fundo, profundo, é maior que o mundo/ Mas é pequeno, cabe lá dentro/ Do coração de quem se entrega ao Salvador.”
Deus é Soberano. A sua vontade prevalece em todos os aspectos, mas, mesmo assim, Ele nos dá a oportunidade de escolher seguir a Sua vontade ou não. Deus poderia intervir, sim, em qualquer situação da nossa vida, mas Ele quer que nós escolhamos a Sua vontade. Por muitas vezes, contudo, escolhemos seguir a nossa própria, e esquecemo-nos de qual seria a vontade Deus, que é sempre boa, perfeita e agradável.
Deus é amor (1 Jo 4.8), além de tudo que façamos no presente ou escolhamos para o futuro, mesmo que não esteja na vontade Dele. Mesmo assim, Ele nos ama. O amor de Deus supera toda e qualquer adversidade, todo e qualquer confronto com Ele.
Uma das definições sobre o amor de Deus é que o “Amor é a perfeição em que é movido eternamente à sua própria comunicação”. Ou seja, a própria comunicação de Deus é o Amor. É a perfeição onde Ele se comunica com a sua criação.
A Bíblia descreve Deus em Dt. 32.4, dizendo: “Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele”. Deus é justo. Deus é fiel para com aqueles que o amam.
Deus está acima de tudo e de todos e sem Ele nada pode existir.
Na verdade, embora nos esforcemos, tentar falar sobre Deus é quase que impossível por palavras, pois tentamos defini-Lo de algum modo e nunca, ou quase nunca, conseguimos. Pois como já foi dito, Deus é ilimitado e, a partir do momento que tentamos dar-lhe uma definição, estaremos limitando-o. Pois toda definição é limitadora.
Todavia, também é possível falar sobre Deus a partir das suas manifestações.
Primeiro, podemos falar que Deus amou – e ama – tanto a sua criação, que deu seu Único Filho em nosso favor. Essa demonstração de amor para conosco é maravilhosa. Algo longe do nosso pensamento e, talvez, longe de nossas atitudes. Desde então, Deus vem se mostrando para a Sua criação, mas a Sua criação muitas vezes não O vê.
Deus tem se mostrado nos mínimos detalhes, tal como numa simples resposta de oração. Esse foi um dos motivos o fez dar Seu Único Filho, para que nós tivéssemos livre acesso a Ele. Deus se relaciona hoje diretamente conosco através do seu Filho Jesus. Mas só percebemos se O recebermos.
Outra grande manifestação de Deus é a Sua graça. Mesmo não merecendo tanto amor, Ele nos ama. Mesmo não merecendo ter esse livre acesso, Ele nos deu. Muitas pessoas não perceberam esse tão grande amor, porque ainda não deram a liberdade para Deus demonstrar que amor é esse. Pois, a todo momento, Ele se faz presente, mas muitas vezes, nós não O percebemos pois estamos ocupados com alguma coisa.
Mesmo assim, continuamente, Ele tenta chamar a nossa atenção, dizendo que Ele está presente, sim, e que quer nos ajudar.
Hoje podemos ver a manifestação de Deus em nossas vidas através do simples olhar de uma pessoa; através da cura de algo que achávamos impossível de ser curado; através da provisão do que achávamos que não iríamos conseguir; através da benção do relacionamento, seja com a(o) esposa(o), noiva(o), namorada(o), com os amigos ou com os familiares.
Só o amor é que liga os homens ao cósmico, e que tudo governa e fecunda, pois amar é expressar a Deus! É o próprio Deus! "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." (I Jo 4.8). Como Deus é amor, a maior manifestação Dele para com a humanidade, portanto, é o Seu próprio amor. Deus ama os pecadores através da sua misericórdia, da sua graça.
De todos os mandamentos dados na Bíblia o maior de todos é o Amor. Então, a manifestação do amor de Deus é a maior manifestação que pode ser feita por Ele para com a humanidade.
Para mim, diga-se mais uma vez, Deus é amor e a sua maior manifestação é o próprio amor de Deus.
Em pesquisas para a construção do presente texto, encontrei a seguinte definição de amor: “O amor é o mais puro de todos os sentimentos, algo superior em que se fundem e se harmonizam todas as qualidades e virtude da alma; é a doçura da bondade e a leveza da caridade expressa na alegria de doar-se sem medidas e sem interesses próprios; é a manifestação serena da alma com tal força que nos eleva acima da matéria, unindo todos os seres e despertando em nós felicidades íntimas que se afastam extraordinariamente de todos os prazeres terrestres; que nos ascendendo às alturas celestiais e nos aproxima de Deus!”
Então, que venhamos entender essa maravilhosa manifestação que é o amor de Deus. Que venhamos conhecer o Deus de amor. E, assim, possamos experimentar da maravilhosa graça do Senhor e da Sua bondosa misericórdia. Porque, somente desse modo, podemos perceber o quanto Deus nos ama e o quanto Ele quer fazer em nosso favor.

Um comentário:

  1. Parabens pela excelente mensagem,e mais ainda pela definição do que Deus realmete represnta.Deus é tudo isso paz,amor e esta bem claro nesta mensagem o imenso amor que ele ten por nós,porem precisamos busca-lo a todas as horas de nossas vidas pra que este amor esteja sempre presente,pois ele nunca nos abandona somos nós que as vezes num momento de provas,tribulações,e desanimos deixamos de busca-lo mas ele esta sempre atento esperando o momento de nós nos arrepender-mos pois ele é misericordioso com nossas vidas e sempre esta pronto a nos perdoar,no momento que nos entregar-mos totalmente a ele tudo ele fará por nós é só crer e aguardar............Deus te abençoe.

    ResponderExcluir